Comunicação via SMS em datas comemorativas para a sua empresa

02/07/2021

Já sabemos que o mercado brasileiro tem um potencial incrível para as atividades de marketing de SMS. Temos mais de 270 milhões de linhas móveis e somos um dos países onde o número de telefones e dispositivos móveis supera o número de pessoas.

Além disso, os brasileiros estão cada vez mais dispostos a receber mensagens previamente autorizadas com conteúdo relevante, o cenário perfeito para o SMS marketing.

Mas sua empresa sabe realmente aproveitar todo esse potencial e conseguir mais vendas por meio do mobile marketing?

Confira no post de hoje, como a comunicação via SMS em datas comemorativas pode ser vantajosa para a sua empresa:

Por que fazer SMS Marketing?

As mensagens de texto têm determinadas características que fazem delas uma ferramenta muito eficaz, que não deve ser excluída, mas que, pelo contrário, deve ter a relevância direito em estratégias de comunicação.

Identificamos seis razões principais que explicam por que fazer marketing de SMS é útil e lucrativo:

O SMS é lido

Não podemos deixar de iniciar a lista de benefícios com uma das percentagens mais significativas que caracterizam o SMS, nomeadamente a relativa à taxa de abertura, que ronda os 98%, e se comparado com a taxa de abertura dos e-mails (cerca de 20%), é ainda mais evidente o quão extraordinários são os resultados deste canal.

Mas por que as mensagens de texto são lidas tanto, em comparação com outras comunicações? As razões são essencialmente três:

  • As pessoas checam muito o telefone, em média 96 vezes por dia, ou seja, a cada 10 minutos;
  • As mensagens de texto são mais imediatas e fáceis de ler do que outros tipos de comunicação, como e-mails;
  • As pessoas estão mais aptas a visualizar as mensagens com mais rapidez e curiosidade, principalmente se já reconhecem o remetente (empresa).

É um canal imediato

Continuando a falar em números, outro fato extremamente importante a ser levado em consideração é a rapidez com que um SMS é lido, ou seja, em até 3 minutos após o recebimento.

Também neste caso, basta comparar os dados com as estatísticas relativas aos restantes canais de comunicação para perceber que um resultado deste tipo não é comparado por nenhum outro meio.

Além disso, as mensagens de texto têm uma taxa de resposta de 45%, outra grande vantagem para este canal.

O imediatismo do SMS é dado justamente por estes aspectos:  quase todos são lidos poucos segundos depois do envio e, portanto, são perfeitos para que todas as comunicações urgentes sejam enviadas aos seus clientes no menor tempo possível.

Cria engajamento

Ao contrário do que se possa pensar, inúmeras pesquisas têm mostrado que as pessoas gostam de ser contatadas por empresas via SMS. Como muitos como 9 de 10 consumidores, na verdade, preferem se comunicar com as empresas através de texto mensagens em vez de outros canais (por exemplo, telefonemas), e 75% das pessoas estão interessadas em receber comerciais comunicações através deste canal.

Considerando os aspectos mencionados acima, como o fato de você receber poucos SMS diariamente.  Os consumidores veem as mensagens de texto como uma boa forma de as empresas chamarem sua atenção e que a maioria delas abre todas as mensagens que recebe.

Além disso, alguns tipos de mensagens, como o SMS bidirecional, permitem receber respostas dos destinatários, permitindo estabelecer um verdadeiro diálogo entre as duas partes e aumentando ainda mais o nível de interação e envolvimento dos consumidores.

As mensagens são rápidas e fáceis de criar

Um SMS consiste em 160 caracteres e isso o torna particularmente fácil de projetar e criar. Escrever uma mensagem de texto, na verdade, é uma operação muito rápida e fácil e não requer habilidades especiais, como as que podem ser utilizadas para a criação de um modelo de e-mail.

Mesmo postagens sociais ou campanhas patrocinadas demoram muito mais, enquanto em menos de 10 minutos você está pronto para enviar sua campanha de marketing de SMS.

SMS em datas comemorativas

SMS em datas comemorativas

Usar o SMS para promover datas comemorativas e eventos sazonais é uma das formas de se obter bons resultados no marketing de SMS. Isso acontece pois, no Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais e outras datas, os consumidores tendem naturalmente a fazer compras, logo mais dispostos a aceitar promoções, ofertas e dicas para presentes.

O segredo deste tipo de atividade reside na composição da base de contatos e na relevância das mensagens disparadas. Atente-se que, quanto mais a sua empresa souber sobre os interesses, perfil de consumo e potencial de interação de cada contato, melhores serão suas chances de sucesso no marketing de SMS.

Por exemplo, os clientes de algumas lojas de roupas femininas podem receber um cupom de desconto para fazer compras no Mês da Mulher para comemorar seu dia.

Da mesma forma, você pode selecionar todos os homens de sua base de contato e enviar lembretes por SMS com datas e sugestões quando o Dia Internacional da Mulher se aproxima sugerindo presentes certeiros.

Além datas comemorativas, existem outras maneiras mais criativas de usar mensagens de texto: restaurantes podem oferecer descontos ou promoções de inverno de pratos quentes, agências de viagens podem divulgar pacotes promocionais e salões de beleza podem lembrá-los de organizar seu tempo para se preparar para a festa de fim de ano enfim, vale muito usar a criatividade.

Deixe que as mensagens de texto promocionais em datas comemorativas sejam suas aliadas para o sucesso de sua campanha de marketing SMS.

Veja o calendário anual das datas comemorativas no Brasil

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