Por que usar SMS Marketing?

02/07/2021

O perfil do consumidor vem mudando a cada ano, e atualmente, as empresas que entregam um serviço cada vez mais pessoal e personalizado tendem a conseguir melhores resultados, logo são inúmeras as vantagens de utilizar o SMS Marketing como uma das estratégias para atingir seu target.

No post de hoje, vamos entender os reais benefícios do SMS para o seu negócio, e por que usar o SMS marketing na sua empresa. Acompanhe!

O que é marketing de SMS?

SMS significa (Short Message Service) ou Serviço de Mensagens Curtas. Ou seja, mensagens de texto curtas enviadas de um smartphone para outro.

Portanto o SMS Marketing é simplesmente uma espécie de marketing direto que utiliza SMS para veicular mensagens promocionais, comerciais ou informativas.

Quem pode usar o marketing de SMS? Geralmente é um serviço muito útil para qualquer tipo de negócio. Na verdade, seja enviando um cupom de desconto personalizado ou um lembrete para um compromisso, as comunicações por SMS são sempre muito eficazes.

Quais são as principais vantagens do SMS?

O SMS tem recursos que os destacam entre as várias possibilidades de mensagens móveis. As principais vantagens são:

Amplo alcance

Em certos mercados, o SMS é o padrão de comunicação digital, em vez de e-mail. Além disso, muitos consumidores estão mais ligados a seus telefones celulares do que a computadores, e a primeira experiência na Internet costuma ser a partir de um dispositivo móvel.

Inclusive, os telefones celulares da geração mais antiga continuam a prevalecer em muitas áreas, tornando o SMS a única forma eficaz de chegar a esses consumidores digitalmente.

Suportam interação bidirecional

Uma função fundamental do marketing de SMS? Mensagens que têm como objetivo estabelecer uma conversa bidirecional entre a marca e o cliente.

Pense nas confirmações – às quais o destinatário pode querer responder para sinalizar que precisa reagendar – ou em reservas em restaurantes e outros tipos de serviços. Nessas situações, o SMS mostra-se um meio simples e eficaz para a troca imediata de informações.

Uma taxa de abertura extraordinária

Dê uma olhada em sua caixa de entrada, quantos e-mails não lidos existem? O número gira em torno de algumas centenas. Mas e o número de SMS recebidos e não lidos? Quase zero.

Não é incomum: o SMS tem uma taxa de abertura de 98%. Isso significa que, quando um profissional de marketing envia mensagens SMS a seus clientes, eles podem ter quase certeza de que estão sendo lidos.

SMS marketing

 

Marketing direto de SMS: como você pode usá-lo?

É fundamental saber como usar o marketing de SMS na prática ele pode ajudar sua empresa a ser conhecida e a obter melhores resultados. Aqui estão algumas ideias úteis para usar SMS comercial:

  • Divulgue suas últimas promoções

Os SMS de publicidade são amplamente utilizados para aumentar as vendas por meio de descontos e promoções. Muitos comerciantes optam por enviar eles próprios cupons de desconto e códigos promocionais por SMS.

Pode ser constatado que, de fato, cupons enviados por SMS são resgatados pelos clientes 10 vezes a média. Justamente por isso, enviar ofertas relâmpago e descontos especiais via SMS é uma ideia vencedora para atrair clientes ao ponto de venda ou convencê-los a comprar no seu e-commerce.

  • Enviar atualizações sobre pedidos feitos

Especialmente para empresas que oferecem vendas online, o SMS pode provar ser um canal de comunicação ideal. Na verdade, em vez de usar um e-mail para comunicar a evolução do pedido feito, contar com o SMS é muito mais simples e imediato.

Mensagens rápidas, curtas e claras, capazes de resumir perfeitamente todas as informações que um cliente deseja saber em relação à sua compra.

  • Envie alertas de prazos e lembretes de compromissos

Outro uso generalizado do marketing por SMS está relacionado a compromissos e prazos.  Sobretudo para os profissionais que trabalham exclusivamente por marcação, este sistema de comunicação pode revelar-se um aliado indispensável.

Muitas vezes acontece que as clientes se esquecem de consultar o dentista, médico, por exemplo: relembrá-las do compromisso via SMS é essencial para organizar melhor a agenda. Na maioria dos casos, a mensagem acaba sendo um verdadeiro post-it essencial para organizar os compromissos do profissional e do cliente.

Sistema de envio de SMS: 5 práticas recomendadas para ter sucesso

Quais são as melhores práticas para usar um sistema de marketing de SMS de forma vitoriosa? Aqui estão nossas dicas:

  1. Envie mensagens que tenham o nome da sua empresa como remetente

Quando recebemos um SMS, a primeira coisa que nos chama a atenção é, sem dúvida, o remetente. Por isso, principalmente para empresas e negócios, é imprescindível o envio de mensagens com remetente personalizado.

Em outras palavras, o remetente deve ser claro e legível e deve incluir o nome da sua empresa. Desta forma o cliente poderá reconhecê-lo e você não correrá o risco de passar despercebido.

  1. Personalize a mensagem com o nome do cliente

Outra dica importante para ter sucesso com o SMS comercial é personalizar a mensagem de texto. Na verdade, é sempre recomendável inserir o nome do cliente na primeira linha da mensagem: esta prática permitirá que você se familiarize com o consumidor e o valorize.

  1. Elabore um conteúdo claro

O SMS comercial deve ser claro, curto e direcionado. Na verdade, em apenas 160 caracteres, você terá que comunicar sua oferta com eficácia e convencer o cliente a realizar uma ação. É por isso que é essencial incluir um apelo à ação claro e claramente visível na mensagem, especialmente nas últimas linhas.

  1. Não envie muitas mensagens – o tempo é importante

A comunicação via SMS marketing é muito diferente da comunicação via e – mail marketing. Na verdade, se os e-mails podem ser enviados com mais frequência, seria melhor enviar SMS apenas em ocasiões especiais.

Estamos a falar de vendas, ofertas especiais e promoções personalizadas. Lembre-se: os SMS são abertos com uma frequência de 98% (muito superior à dos e-mails) e para isso devem ter uma comunicação mais direcionada e estruturada com conteúdo útil, exclusivo e valioso para o cliente.

  1. Conte com uma plataforma automatizada de SMS

Para melhor gerir a atividade de marketing de SMS, é sempre recomendável contar com um software de SMS. De fato, uma plataforma de envio de SMS pode gerir o envio de comunicações promocionais personalizadas de forma automática, sem implicar compromissos particulares para quem gere o negócio.

Atualmente, a empresa Allcance, oferece o mais completo serviço de envio de SMS do Brasil.

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