Uma das implicações mais significativas do advento da Internet, tem a ver com a maneira como ela revolucionou a comunicação. Para se ter uma ideia do quanto a web influencia nossas interações, basta pensar que a maioria ocorre online via smartphone, tablet ou PC.
Neste contexto, o marketing digital é o aliado mais estimado para qualquer empresa que deseja fortalecer o conhecimento da marca e atrair novos clientes em potencial.
Confira no post de hoje como a estratégia de Marketing pode oferecer um maior diferencial em termos de visibilidade, reconhecimento de marca e volume de vendas.
O que é marketing digital?
O Marketing Digital surge a partir da evolução do marketing tradicional, e é possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia da informação.
A maior parte das operações de Marketing Digital acontecem online, através dos canais sociais, com a utilização de plataformas de mercado eletrônico (e-commerce), mas não só: por exemplo, promoção através de TV, rádio, outdoors digitais e também serviços de mensagens (SMS) se enquadram na categoria de Marketing Digital.
Basicamente, podemos definir o Marketing Digital como um meio que ajuda as empresas a atingirem seus objetivos de negócios, por meio do uso de tecnologias e mídias digitais.
Como a estratégia de Marketing pode aumentar suas vendas?
O retorno econômico decorrente do uso do digital é o primeiro motivo do sucesso desse novo marketing. Mas como a estratégia de marketing digital é tão eficaz para aumentar as vendas? Aqui estão as razões de seu sucesso:
A estratégia de marketing visa obter resultados mensuráveis
Uma boa estratégia digital faz uso de plataformas específicas, como o Google Analytics, que permite medir os resultados das campanhas e descobrir, de forma clara e inequívoca, se a estratégia está levando aos resultados desejados ou se algumas mudanças são necessários para otimizar os esforços.
Ao fazer isso, é possível prever o retorno econômico em detalhes e aumentar a probabilidade de sucesso.
O mercado mudou para online
Hoje, a maioria das compras é feita pela web. Este fato obriga sua empresa a aliar o marketing tradicional ao marketing digital: se você não conseguir se adaptar ao novo contexto, corre o risco de se excluir de novas oportunidades de vendas. Ao adotar uma estratégia de marketing digital, você pode:
- Tornar a sua marca conhecida através do seu site e redes sociais;
- Coletar contatos, transformando-os em leads com chamadas à ação;
- Usar sites de comércio eletrônico para aumentar as vendas;
- Construir a lealdade do cliente com, por exemplo, postagens em blogs.
Estar presente online é a melhor maneira de se tornar conhecido para clientes em potencial
Se a sua empresa não tem uma forte presença online, é improvável que seja encontrada por novos clientes. Por isso, é necessário criar um site para contar a história do seu negócio, da equipe, dos produtos ou serviços que você oferece e de tudo que possa interessar aos usuários.
Abrir um blog para atrair novos visitantes e investir em uma estratégia de SEO, permitirá que você indexe perfeitamente o seu site para que fique bem classificado nos motores de busca.
Com um bom trabalho de SEO, seu site atrairá cada vez mais usuários porque estará entre os melhores resultados de pesquisa.
3 Estratégias de marketing digital eficazes
- Faça conteúdo interativo
Diversas empresas, já compreenderam a eficácia do inbound marketing e estão explorando o potencial do marketing de conteúdo para dar maior visibilidade à sua marca.
O número de leads qualificados gerados é proporcional à consistência dos conteúdos produzidos com as reais necessidades dos usuários e é por isso que para criar uma estratégia de marketing digital vencedora você também deve se comprometer em criar ofertas interessantes e cativantes.
Neste panorama, os utilizadores tendem a premiar com interesse e envolvimento os conteúdos da mais alta qualidade e que se diferenciam de todos os outros na originalidade. Nosso conselho é focar no conteúdo interativo, como questionários ou infográficos interativos, capazes de atrair a atenção e estimular a interação do usuário.
- Faça conteúdo projetado para pessoas reais, não para números
O erro mais comum que se costuma cometer é produzir conteúdo funcional para buscadores que tenham como objetivo escalar as posições mais altas dos resultados no Google.
Para um marketing digital de qualidade hoje é imprescindível abandonar essa postura e começar a produzir de forma a oferecer seu conhecimento e, em última instância, seu produto / serviço para ajudar os usuários a resolver o problema que os levou a pesquisar.
Como os leitores procuram soluções concretas, eles esperam que o conteúdo seja de qualidade e ofereça ideias reais ou bons motivos para reflexão. Embora o SEO seja essencial, lembre-se sempre de que você está se comunicando com as pessoas e que palavras-chave devem ser usadas para gerar mais tráfego sem penalizar a qualidade da redação.
- Atente-se aos clientes existentes
Relacionamentos devem ser cultivados: quantas vezes você já ouviu isso? Bem, não é verdade apenas para os amigos, mas também para o marketing na web.
Na verdade, para aumentar a produtividade de vendas de sua empresa, você não pode deixar de contar com clientes que já confiaram em seus serviços. Na verdade, poderíamos dizer que primeiro é preciso focar neles, pois manter um cliente é muito mais fácil do que conquistar novos.
O que você terá que prestar atenção, portanto, são todas aquelas estratégias que lhe permitem manter um vínculo com os clientes, para que eles não se esqueçam de você.
Para tal, uma das estratégias mais eficazes é o E-mail Marketing: o e-mail pode ser utilizado para estabelecer uma comunicação centrada principalmente em ocasiões promocionais, de forma direta e personalizada de acordo com o cliente para fidelizar.
Considerações finais
Neste artigo, vimos como você pode usar as oportunidades oferecidas pelo digital para aumentar a produtividade das vendas. Atentando-se aos aspectos mais importantes do MD é possível aumentar a produtividade das vendas e levar a sua empresa ao sucesso.
Então, gostou do post de hoje sobre como divulgar uma marca pessoal no marketing digital? Deixe nos comentários abaixo para eu saber. E compartilhe este post em suas redes sociais. Até a próxima!